terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pauta: O Chá Verde

Pauta

Alimentação: Afinal, o que é o Chá Verde?

Proposta: Realizar uma matéria sobre alimentação, mas com enfoque no Chá Verde. A matéria deverá especular a eficiência da bebida sob o prisma médico, científico e nutricional, para poder ficar equilibrada.
É importante que seja ouvida pela menos duas pessoas que esteja tomando o chá ou que tenham tomado.Lembrar sempre que: o importante é enfocar o chá como mais uma alternativa para atenuar os efeitos negativos da alimentação: a gordura. E aproveitar para destacar também o porquê dele está ta na moda, uma vez que é milenar.
OBS: verificar também a venda /comercialização do chá, inclusive, pela Internet.


Assunto: A bebida milenar que se tornou, mais recentemente, conhecida por ajudar a emagrecer, na verdade, não age sozinha, a pessoa precisa se alimentar para poder o chá fazer efeito.
Ou seja, essa não é uma dieta em que a pessoa se priva de comer. O Chá Verde é feito a partir da planta Camellia sinensis e pode ser preparado de maneira caseira, como um chá normal.
A explicação para o sucesso do chá se dá porque a planta tem ação lipolítica e acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão.
Para fazer efeito, são necessários cinco copos por dia e não apenas alguns golinhos do chá que tem um gosto horrível. Além de é claro, uma alimentação saudável baseada em receita de nutricionista.
Parece ser bem recomendado, uma vez que nem força a comida a sair, nem tira o apetite ou muito menos substitui a alimentação, mas deve ter as contra-indicações. E se o usuário quiser abusar da bebida afim de um efeito mais imediato? Voltando à proposta, a matéria deverá responder essas perguntas depois de dissecar sobre o Chá Verde de maneira mais apurada.


Contatos:

Luciene Martins (jornalista), ela toma o chá à pelo menos dois meses. É bom conseguir com ela o número do nutricionista que recomendou o chá e verificar se ela tem outras amigas (ela faz academia, provavelmente conhece alguém) que também está tomando.
O tel. de Luciene: 31812227 – 2226.
(Renata Santana)

Um comentário:

Luiz Pinto disse...

Renata
gostei da forma como você adequou a pauta "O que é comer bem", as informações que você levantou e o encaminhamento geral.

As falhas na pauta tem a ver com o fato de que você não levantou o nome e contato de profissionais da saúde que pudessem dar uma fala mais autorizada ao assunto. É pra isso que se recorre à ciência e aos cientistas, não?

Mesmo assim, apesar de a pauta ter sido pensada apenas na hora, seria possível identificar profissionais que pudessem dar entrevista na internet, numa busca rápida no Currículo Lattes ou por reportagens sobre o assunt. Ou ainda a busca poderia ser feita em instituições ou clínicas que tratem da questão alimentar.
Nota: 6,0