terça-feira, 14 de outubro de 2008

O FIM DO DVD E O SURGIMENTO DE NOVOS FORMATOS

A matéria vai falar sobre o fim anunciado da mídia DVD. Citar os novos formatos que devem substituí-lo. E uma matéria vinculada sobre o download de filmes na Internet.


O DVD está com os dias contados

A mídia DVD teve um crescimento astronômico. Provavelmente, nunca se viu no mercado um bem de consumo que que tivesse um crescimento tão grande. Vale a pena relembrar que antes de existirem os aparelhos de dvds o mercado usava os aparelhos de vhs, ou fita cassete, para reprodução caseira de filmes. Com a chegada do dvd, o vhs foi desbancado, já que a nova tecnologia oferecia duas vezes a resolução de vídeo, um áudio digital, sem contar todos os “extras” que são usados nos dvds. Estima-se que as vendas desses novos players de dvs tenha aumentado cerca de 700% de 2000 até 2005.

Hoje, mais de 10 anos depois, todo mundo já tem um aparelho de dvd em casa. Mas, podemos considerar que os dvds já estão com os seus dias contados. O principal motivo para isso é a mudança que já vem acontecendo em todo o mundo do padrão de transmissão das televisões para para o HD (high definition). Com os televisores de alta definição, teremos uma resolução de imagens com o dobro de qualidade do que esta que temos hoje. O que faz com que o mercado preze por uma nova ferramenta que possa fazer utilidade dessa nova tecnologia.


Blu-Ray x HD-DVD

Há cerca de quatro anos a Toshiba, com o HD-DVD, e a Sony, com o Blu-Ray, vinham disputando o mercado dos discos de alta definição. Mas, a Sony venceu a disputa, e a Toshiba, desde o início do ano, desistiu da fabricação dos aparelhos e disco de HD-DVD. Falar sobre as mudanças que o Blu-ray vai trazer para os usuários. Explicar porque a Toshiba desistiu de fabricar o HD-DVD. E as expectativas para chegada ao Brasil.



Filmes na Internet

Baixar filmes na Internet já virou uma mania em todo o mundo. E as facilidades propiciam que essa moda continue e só venha cada vez mais a crescer. Mostrar na reportagem que as facilidades para se baixar um filme na Internet são imensas. Basta ter um computador conectado a rede e entrar em um site ou programa. Explicar como se consegue por um filme para ser baixado em um servidor. Falar sobre a qualidade de áudio e vídeo se são as mesmas.

É bom lembrar que já existem dvds e televisões que tem a entrada usb. O Que isso significa? Que se a pessoa baixa o filme na internet, pode ligar diretamente no seu televisor e assistir sem nenhum problema.


Entrevistados:

- Sony Brasil - PABX: (11) 3613-9000 Tel: (11) 3611-7678
(Descobrir qual a pessoa mais indicada para dar entrevista)

- Carlos Magno Padilha Cursino - Profesor Adjunto da Universidade de Pernambuco, lotado na Escola Politécnica de Pernambuco, e, Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, CEFETPE
Tel: 21194125
(Comentar sobre o que vem a mudar da tecnologia do dvd para o blu-ray? Quais os avanços? Quando deve chegar? Preço? etc)

-Um colecionador de vhs
(E saber o porquê de ele colecionar fitas VHS? Qual o acervo? Saber o que ele acha de todas essas mudanças de mídias?)

-Um usuário assíduo de Internet que costuma baixar filmes na rede mundial de computadores.
(Saber como ele vê o fato de as pessoas deixaram de comprar dvd’s e baixarem filmes na Internet. Como ele faz para baixar? Se pretende parar? )

- Especialista em Internet que tenha conhecimento sobre o download de filmes
(Questionar como ele analisa esse fenômeno? Quem são os usuários que costumar fazer downloads mais constantemente? Saber se futuramente os pen-drives podem acabar com outras mídias, como o próprio blu-ray)


Rafael de Pádua

Nenhum comentário: