terça-feira, 14 de outubro de 2008

PAUTA por Gabriela Guimarães
LHC/MAIOR ACELERADOR DE PARTICULA/COMEÇO DO FUNCIONAMENTO

PROPOSTA:

Informar que o LHC, maior acelerador de partículas do mundo, está começando a funcionar no dia 10 de setembro deste ano. Mostrar para a população a importância das experiências e suas conseqüências para a ciência e o mundo.

INFORMAÇÕES:

- Começa a funcionar no dia 10 de setembro o maior acelerador de partículas do mundo. Mais conhecido pela sigla LHC, essa máquina, por seu tamanho, número de cientistas e técnicos, pela tecnologia empregada e pelos objetivos científicos, pode ser considerada o maior empreendimento científico e tecnológico da atualidade.
- O LHC está encravado a 100 m de profundidade, na fronteira da Suíça com a França, onde está o laboratório que o abriga, a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear, mais conhecida pela sigla CERN.
- O LHC foi projetado para empurrar os feixes de prótons a velocidades próximas à da luz, dando 11.000 voltas no túnel a cada segundo. Os cientistas esperam enviar dois feixes por dois tubos com a espessura de mangueiras de bombeiro, através de um vácuo mais vazio e frio que o espaço sideral. As trajetórias desses feixes vão se cruzar, e alguns prótons colidirão. Os detectores do colisor - essencialmente, grandes câmeras digitais que pesam milhares de toneladas - são capazes de tirar milhões de fotografias por segundo.
- Os experimentos que serão conduzidos no LHC poderão revelar informações sobre a "matéria escura" que dá coesão às galáxias, a antimatéria e, talvez, sobre dimensões ocultas do espaço-tempo. Mas seu principal objetivo é encontrar provas de que uma partícula ainda hipotética - o bóson de Higgs - realmente existe. Essa partícula seria a responsável por dotar de massa a matéria que existe no Universo.
- Em breve, dois feixes serão inseridos no acelerador em direções opostas e ao mesmo tempo, gerando colisões que têm o objetivo de recriar condições que existiam uma fração de segundo após a origem do Universo.
- O esperado choque entre partículas no LHC, ainda a baixas energias, pode até acontecer nos próximos dias, segundo Andre Rabelo dos Anjos, físico brasileiro filiado à Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que acompanha de perto o experimento na Suíça. Segundo ele, não há uma data fechada para colocar as partículas em rota de colisão e é possível que, caso o experimento continue no bom ritmo atual, o choque aconteça em breve.


FONTES:

Cento Brasileiro de pesquisas físicas
Ed. Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 – Urca, Rio de Janeiro – RJ, Brasil, CEP- 22290-180
Tel: (21) 21417100 – Fax: (81) 21417400

Academia Brasileira de ciência
Físico – Sérgio Marchado Rezende
E-mail - ministro mct gov br / rezende df ufpe br

Nenhum comentário: