terça-feira, 14 de outubro de 2008

PAUTA: Novas formas de combate à pirataria no Brasil



Por Dirceu Pinto | Concluinte do curso de jornalismo da Barros Melo/Aeso

A reportagem vai abordar as novas formas de combate a pirataria adotadas por entidades brasileiras. O gancho factual do texto será o fato do Orkut, principal rede social da Internet brasileira, passar a deletar alguns tópicos/conteúdos da sua maior comunidade dedicada a compartilhamento de arquivos MP3, a "Discografias". Esta comunidade do Orkut existe desde 2005, abriga 755 mil participantes cadastrados, que compartilham links com álbuns musicais inteiros sem pagar nada.

Outro ponto abordado na reportagem será o trabalho desenvolvido pela Associação Antipirataria Cinema e Música (APMC) que já tirou do ar, neste ano, 118.750 links de conteúdo ilegal na Internet. Além de ajudar policiar a pirataria na web, a Associação partiu para ações de fiscalização em lan houses em todo o país. Sendo assim, mais de 180 estabelecimentos já receberam a visita da APMC, sendo que em 88 deles foram encontrados conteúdos irregulares - o triplo do volume registrado no mesmo período do ano passado. Como parte das ações de combate em lan houses, a entidade já ajudou a aprender 475 CPUs.

Vamos abordar também o trabalho de combate a pirataria que está sendo desenvolvido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) em escolas de ensino fundamental do País. A iniciativa intitulada “Projeto Escola Legal” tem como foco principal a orientação de professores de colégios públicos e privados para que os mesmos inseriram o assunto na grade curricular de suas disciplinas. A partir daí, os conhecimentos chegam à sala de aula e são difundidos entre os alunos. A capacitação é feita pelo Instituto de Combate a Fraude e Concorrência Desleal (ICDE), Lançado em 2007, em São Paulo, o projeto teve a participação de cinco escolas, 1,4 mil alunos, 588 pais e 94 professores. Em 2008, o projeto está sendo ampliando para várias cidades.

ENTREVISTADOS

- Edner Bastos, coordenador antipirataria da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM);

- Madruga, Cris e Chris, moderadores da comunidade “Discografias” do Orkut;

- Nayanna Rizzo, coordenadora do Projeto Escola Legal e de Relações Governamentais da Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Nenhum comentário: